Hindalco divulga resultados consolidados do quarto trimestre e do exercício de 2024
10 Leitura da ata

As margens e os volumes impulsionam o bom desempenho em todos os segmentos empresariais

PAT consolidado para o quarto trimestre do exercício fiscal de 2024 de ₹3.174 crore, um aumento de 32% em relação ao ano anterior
Recorde de remessas de metais em alumínio e cobre

Desempenho do quarto trimestre do exercício de 2024 (em comparação com o quarto trimestre do exercício de 2023)

• EBITDA consolidado de ₹7.201 crore, um aumento de 24% em relação ao ano anterior
  • EBITDA da produção (upstream) de alumínio foi de ₹2.709 crore, um aumento de 24% em relação ao ano anterior; melhores margens de EBITDA da indústria de 32%
  • EBITDA trimestral de cobre mais alto de todos os tempos, de ₹776 crore, um aumento de 30% em relação ao ano anterior
  • EBITDA ajustado da Novelis por tonelada de 540 $*, um aumento de 25% em relação ao ano anterior

Desempenho no exercício de 2024 (em comparação com o exercício de 2023)

• PAT consolidado de ₹10.155 crore, um aumento de 1%
  • EBITDA consolidado de ₹25.728 crore, um aumento de 7%
  • EBITDA de cobre mais alto de todos os tempos, de ₹ 2.616 crore, um aumento de 16%
  • Volumes de vendas de metal mais altos de todos os tempos no alumínio, de 1.372 KT, aumentaram 2%, e no cobre, de 506 KT, aumentaram 15%
  • Hindalco-Novelis no top 1% da pontuação S&P Global ESG no setor de alumínio
  • Dívida líquida consolidada em relação ao EBITDA de 1,21 vezes em 31 de março de 2024, em comparação com 1,39 vezes há um ano
  • A diretoria recomenda dividendos de 350% (₹3,5/ação) para o exercício de 2024, em comparação com 300% (₹3/ação) para o exercício de 2023

*De acordo com o GAAP dos EUA

A Hindalco Industries Limited, a referência na indústria de metais do Aditya Birla Group, divulgou um lucro líquido trimestral consolidado de ₹3.174 crore, um aumento de 32% em relação ao ano anterior, impulsionado por um desempenho robusto e melhores margens em todos os segmentos empresariais. A Novelis registrou um forte desempenho no quarto trimestre, com EBITDA por tonelada de 540 $*, um aumento de 25% em relação ao ano anterior.

O segmento de cobre apresentou um novo desempenho recorde no quarto trimestre, com um EBITDA recorde de ₹776 crore, um aumento de 30% em relação ao ano anterior, sustentado por vendas recordes. As margens de EBITDA de produção (upstream) de alumínio, de 32%, foram as melhores da indústria globalmente. A Hindalco manteve um forte balanço e uma posição de liquidez que ajudaram a empresa a manter o índice de dívida líquida em relação ao EBITDA abaixo de 2 vezes.

Destaques financeiros consolidados para o trimestre e o ano encerrados em 31 de março de 2024

(Centenas de milhares de rupias)

ParticularidadesT4 do Exercício Fiscal de 2023T3 do Exercício Fiscal de 2024T4 do Exercício Fiscal de 2024AF23AF24
Receita de Operações55,85752,80855,9942,23,2022,15,962
Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (EBITDA)
 Novelis*3,3143,7834,27014,54315,507
 Alumínio de Produção (Upstream)2,1922,4432,7098,4029,161
 Alumínio de Pós-Venda (Downstream)112103152627573
 Cobre5986567762,2532,616
EBITDA do Segmento Empresarial6,2166,9857,90725,82527,857
 Lucro Entre Segmentos/Eliminação de (Perda) (Líquida)(58)(47)(2)414(60)
 Renda Imputável/(Despesas) - (Líquido) e Ajustes GAAP(340)(616)(704)(2.108)(2.069)
EBITDA5,8186,3227,20124,13125,728
Custos Financeiros9869448883,6463,858
PBDT4,8325,3786,31320,48521,870
Depreciação e Amortização (incluindo redução ao valor recuperável)1,9952,0512,1767,2947,881
Participação nos Lucros/(Perdas) em Investimentos Contabilizados no Patrimônio Líquido (Líquido de Impostos)21(1)92
Lucro antes de Itens Excepcionais e Impostos2,8393,3284,13613,20013,991
Rendas Excepcionais/(Despesas) (Líquidas)---4121
Lucro Antes dos Impostos (Após Item Excepcional)2,8393,3284,13613,24114,012
Imposto4289979623,1443,857
Lucro/(Prejuízo) Após Impostos2,4112,3313,17410,09710,155
EPS (Rs./ação) - Básico10.8510.5014.2945.4245.71

*De acordo com o GAAP dos EUA

Comentando sobre os resultados, o Sr. Satish Pai, Diretor Geral da Hindalco Industries, disse, "A Hindalco terminou o ano com resultados muito fortes em todos os segmentos empresariais. Essa foi uma prova clara de nosso enfoque estratégico em produtos de valor agregado e melhoria de margens. O segmento de cobre cresceu e se tornou o segundo maior do mundo em hastes de cobre (excluindo a China). Obteve o melhor desempenho de todos os tempos, com vendas que ultrapassaram as 500.000 toneladas pela primeira vez e um EBITDA recorde no trimestre e no ano. Da mesma forma, o segmento de produção (upstream) de alumínio na Índia registrou margens de EBITDA trimestrais de 32%, as melhores da indústria, impulsionadas por volumes mais altos e pela otimização de custos. Nosso enfoque contínuo em aumentar a participação do segmento de pós venda (downstream) é evidente em sua promissora trajetória de vendas. A Novelis demonstrou uma melhoria no EBITDA por tonelada, impulsionada por custos operacionais mais baixos, por benefícios favoráveis do metal e pela recuperação do mercado.

Continuamos a manter um balanço sólido e uma liquidez sólida, mesmo após o pagamento de ₹5.195 crore de dívida nos negócios da Hindalco na Índia durante o ano. Isso nos posiciona bem para continuarmos em nosso caminho de crescimento e impulsionar nossos futuros planos de crescimento orgânico com alocação prudente de capital.

Na frente ESG, nossos projetos de armazenamento de energia e renováveis em larga escala nos colocaram no caminho certo para nossas metas de ação climática, e avançamos ainda mais em nossas iniciativas de reciclagem de resíduos, proteção da biodiversidade e conservação da água."

Resultados consolidados

A receita consolidada para o quarto trimestre se manteve em ₹55.994 crore (em comparação com ₹55.857 crore), estável em relação ao ano anterior e com aumento de 6% em relação ao trimestre anterior, devido a melhores realizações e volumes nas operações da Índia.

A Hindalco divulgou um EBITDA de ₹7.201 crore (em comparação com ₹5.818 crore) no quarto trimestre do exercício de 2024, um aumento de 24% em relação ao ano anterior, impulsionado por menores custos de insumos e maiores volumes. Em uma base sequencial, o EBITDA aumentou 14%, impulsionado pelo melhor desempenho nos segmentos do alumínio na Índia, do cobre e da Novelis.

O PAT consolidado no quarto trimestre do exercício de 2024 foi de ₹3.174 crore, em comparação com ₹2.411 crore no quarto trimestre do exercício de 2023, um aumento de 32% em relação ao ano anterior e de 36% em relação ao trimestre anterior. A dívida líquida consolidada em relação ao EBITDA se manteve em 1,21 vezes em 31 de março de 2024, em comparação com 1,39 vezes em 31 de março de 2023.

Desempenho do segmento empresarial no quarto trimestre do exercício fiscal de 2024 (em comparação com o quarto trimestre do exercício de 2023)

Novelis*

O total de remessas de produtos laminados planos foi de 951 KT no quarto trimestre do exercício de 2024, em comparação com 936 KT no quarto trimestre do exercício de 2023, um aumento de 2% em relação ao ano anterior e de 5% em relação ao trimestre anterior, apoiado por uma demanda mais forte por embalagens de bebidas e remessas automotivas recordes. A receita da Novelis no quarto trimestre do exercício de 2024 foi de 4,1 bilhões de dólares (em comparação com 4,4 bilhões de dólares), uma diminuição de 7% em relação ao ano anterior, impactada pelos preços médios mais baixos do alumínio em relação ao ano anterior. A Novelis divulgou um EBITDA ajustado de 514 milhões de dólares (em comparação com 403 milhões de dólares), um aumento de 28% em relação ao ano anterior e de 13% em relação ao trimestre anterior, apoiado por benefícios favoráveis de metal provenientes da reciclagem e custos operacionais mais baixos. EBITDA ajustado da Novelis por tonelada, de 540 $, aumentou 25% em relação ao ano anterior e 8% sequencialmente. O lucro líquido das operações contínuas, excluindo itens especiais, foi de 179 milhões de dólares no quarto trimestre do exercício de 2024, um aumento de 2% em relação ao ano anterior e de 3% em relação ao trimestre anterior.

Alumínio (Índia)

A receita trimestral de produção (upstream) foi de ₹ 8.469 crore no quarto trimestre do exercício de 2024, em comparação com ₹ 8.050 crore no período do ano anterior. O EBITDA de produção (upstream) de alumínio foi de ₹2.709 crore no quarto trimestre do exercício de 2024, em comparação com ₹2.192 crore no quarto trimestre do exercício de 2023, um aumento de 24% em relação ao ano anterior e de 11% em relação ao trimestre anterior, apoiado por custos de insumos mais baixos. As margens de EBITDA de produção (upstream), de 32%, foram as melhores da indústria global.

A receita de pós-venda (downstream) foi de ₹2.920 crore no quarto trimestre do exercício de 2024, em comparação com ₹2.738 crore no período do ano anterior. As vendas de alumínio downstream foram de 105 KT, em comparação com 90 KT no quarto trimestre do exercício de 2023, um aumento de 17% em relação ao ano anterior e de 16% sequencialmente. O EBITDA de pós-venda (downstream) por tonelada foi de 174 $ no quarto trimestre do exercício de 2024, em comparação com 152 $ no quarto trimestre do exercício de 2023, um aumento de 15% em relação ao ano anterior e de 27% em relação ao trimestre anterior.

Cobre

A receita trimestral do segmento de cobre foi de ₹13.424 crore, um aumento de 20% em relação ao ano anterior, devido aos maiores volumes. O EBITDA do segmento de cobre atingiu um recorde histórico de ₹776 crore no quarto trimestre do exercício de 2024, em comparação com ₹598 crore no quarto trimestre do exercício de 2023, um aumento de 30% em relação ao ano anterior e de 18% em relação ao trimestre anterior, apoiado por operações estáveis, vendas nacionais mais altas e melhor Tc/Rc (taxa de tratamento/taxa de refinamento). As vendas trimestrais de cobre foram de 135 KT (em comparação com 119 KT). As vendas de hastes de cobre de fundição contínua (CCR) foram de 98 KT no quarto trimestre do exercício de 2024 (em comparação com 95 KT), um aumento de 3% em relação ao ano anterior, em linha com a crescente demanda do mercado por produtos de valor agregado.

Atualizações e reconhecimento empresarial

• O projeto da Novelis em Bay Minette, EUA, está no caminho certo e deve ser concluído na segunda metade do ano civil de 2026
  • O conteúdo reciclado da Novelis foi de 63% no exercício de 2024, em comparação com 61% no exercício de 2023
  • A primeira instalação de tubos de cobre internos ranhurados (IGT) da Índia deverá entrar em funcionamento até o final de 2024
  • A primeira na Índia a obter a certificação BIS para fios máquina de cobre (IS 12444:2020)
  • Hindalco-Novelis no top 1% da pontuação S&P Global ESG no setor de alumínio
Para questões relacionadas com a comunicação social, contacte:

Sr. Sandeep Gurumurthi

Chefe de Grupo, Comunicação e Marca

Aditya Birla Management Corporation Pvt. Ltd.

Chamada: +91-22-6652-5000 / 2499-5000

Fax: +91-22-6652-5741 / 42